A maioria das pessoas que estuda iniciar uma dieta de emagrecimento tem receio de passar fome.
Para esses, a solução pode ser encontrada nas dietas hipocalóricas que visam tirar o corpo da inércia, proporcionando uma rápida perda de peso dentro de um curto período.
Outra solução seria uma dieta rica em proteínas e com escolhas apropriadas para manter a pessoa não apenas alimentada, mas também saciada.
Seja de uma forma ou de outra, é necessário escolher um programa de emagrecimento sustentável, que garanta a nutrição adequada com escolhas inteligentes, sem condenar ninguém a passar fome.
Nesse tipo de programa, a saciedade pode ser alcançada com algumas substituições. Por exemplo: é melhor comer a fruta ao invés de tomar o seu suco. Outra dica: jamais consuma doces e carboidratos no pós-treino.
A fome pode ainda ser evitada com a escolha de alimentos que satisfazem o apetite tais como ovos, peixes, carnes, berinjela, castanhas, nozes, coco, queijos, abacate, abobrinha, couve-flor e gorduras como azeite e óleo de coco.
Além disso, quem consegue manter a dieta de segunda a sexta-feira, pode ter até duas refeições livres no final de semana.
Mitos e verdades
1- Para emagrecer, não é necessário haver déficit calórico.
Mito – Um estudo chinês publicado recentemente confirmou a necessidade do déficit calórico, ao acompanhar por um ano pessoas que fizeram jejum intermitente com dieta low carb.
2- Comer carboidrato à noite engorda mais do que durante o dia
Verdade – Isso ocorre porque, em geral, as pessoas gastam menos energia durante a noite. Para quem tem dificuldade genética para emagrecer, uma refeição logo antes de dormir chega a ser 3 vezes mais engordativa.
3- Fazer exercícios em jejum emagrece
Verdade – Em jejum, a atividade física queimará a gordura corporal desde o início. Entretanto, não pode ser exercício de alto impacto. Por outro lado, quando alimentado, o organismo primeiramente utiliza o glicogênio como combustível nos primeiros 15 minutos de exercícios, antes de começar a queimar a gordura armazenada no tecido adiposo.
4- Pular o café da manhã e ir direto para o almoço ajuda a emagrecer.
Verdade – Desde que você não coma mais no almoço, tentando compensar.
Perguntas do público
1 – Reduzi a quantidade de comida durante o dia e, por isso, tenho ido dormir com fome. O que posso fazer?
No final da tarde, procure consumir proteína, pois ela proporciona saciedade por aproximadamente 5 horas. Isso diminuirá a fome noturna.
2 – Faço dieta nos dias de semana, mas estou comendo muito no sábado e domingo. Isso prejudica?
No final de semana, é permitido duas refeições livres que, de preferência, devem ser feitas em sequência. Por exemplo: sexta à noite e sábado de manhã. Isso porque dois picos de insulina dentro de 12 horas engordam menos do que em períodos mais longos.
3 – É verdade que nosso corpo tem memória? Preciso ficar um ano no meu peso para não correr o risco de engordar novamente?
Por conta da memória metabólica, o corpo tende a voltar ao maior peso e chega a reduzir o metabolismo para alcançar esse objetivo. Por isso, para manter o peso, recomenda-se a ingestão de bastante proteína e a realização de atividades físicas.
Prefiro discar:
Whatsapp Dra. Maithê: (11) 94542-8600