top of page

Pílula anticoncepcional engorda?

Foto do escritor: Dra. MaithêDra. Maithê

Atualizado: 13 de set. de 2024


Pílula anticoncepcional engorda?
Para algumas mulheres o ganho de peso pode ser significativo

Nas últimas décadas, a relação entre anticoncepcionais e ganho de peso tem sido objeto de debate e pesquisa, considerando diferentes métodos contraceptivos hormonais tais como pílulas, adesivos, injeções e determinados dispositivos intrauterinos (DIU). 


Hoje, a opinião mais aceita é que o ganho de peso associado ao uso de anticoncepcionais pode variar de pessoa para pessoa e também de acordo com diversos fatores como tipo de pílula, resposta individual ao medicamento, estilo de vida e genética. 

Assim, para algumas mulheres o ganho de peso pode ser significativo, enquanto para outras pode ser mínimo ou até mesmo inexistente.


Como a pílula pode gerar ganho de peso


Ao imitar hormônios naturais do organismo, alguns elementos da pílula interferem no ciclo menstrual e inibem a ovulação, tornando o ambiente uterino menos favorável para a fertilização. 


No entanto, alguns estudos  indicam que os hormônios sintéticos presentes no medicamento também podem afetar outros sistemas do corpo, incluindo o metabolismo e o armazenamento de gordura, produzindo ganho de peso.


De acordo com essas teorias, o aumento de peso aconteceria principalmente por conta da retenção de líquidos e pelo aumento do apetite - que, por sua vez, chegaria ao ponto de transformar padrões alimentares.


Com relação a estes aspectos, o aumento do apetite seria o ponto mais polêmico e não há consenso sobre isso.












Mitos e verdades



1. O ganho de peso pode variar de pílula para pílula.


Verdade. As pílulas anticoncepcionais contêm diferentes tipos e doses de hormônios, como estrogênio e progestina. Essas diferenças podem afetar a maneira como o corpo responde ao tratamento.


2. Se tomo anticoncepcional, certamente vou ganhar peso.


Mito. Os estudos nesta direção não são conclusivos. Mas você pode se precaver, ao obter de seu médico um tratamento personalizado de acordo com suas características individuais e com base no seu histórico como paciente.


3. Todos os métodos anticonceptivos utilizam hormônio.


Mito. Existem vários métodos que não utilizam hormônios: preservativos, diafragma, dispositivo intrauterino (DIU) de cobre, tabelinha e outros.







Principais dúvidas


  1. Antes de optar pelo anticoncepcional, a mulher precisa apenas avaliar os riscos de gravidez e de ganho de peso?

Não, pois os contraceptivos hormonais também podem contribuir com o controle de períodos irregulares e com a redução do risco de certas condições como câncer de ovário e doença inflamatória pélvica.

  1. O que devo fazer se a pílula anticoncepcional está gerando ganho de peso?

Converse com seu médico. Ele pode avaliar a situação individualmente, discutir os sintomas relatados e determinar se o ganho de peso pode estar relacionado ao uso da pílula anticoncepcional ou a outros fatores como dieta, atividade física, estresse, sono, condições médicas e outros. 






Prefiro discar:

Whatsapp Dra. Maithê: (11) 94542-8600



72 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Clínica Médica Dra. Maithê P. Tomarchio

Rua Maestro Cardim, 407, Conjunto 608 - Bela Vista - São Paulo- SP

Diretora e responsável técnica: 
Dra. Maithe Pimentel Tomarchio CRM-SP  112418

Tels.: (11) 3283-1333 / (11) 2495-6172
Whatsapp (11) 94542-8600 

O conteúdo deste site visa esclarecer e educar.

Nenhuma informação aqui exposta substitui a consulta médica.

Desenvolvido por:  DIZ

Daco_4294334.png
1161953_instagram_icon.png
bottom of page