top of page

O que é jejum intermitente

Foto do escritor: Dra. MaithêDra. Maithê

Atualizado: 14 de set. de 2024

Dieta tem gerado crescente interesse por gerar rápida perda de peso.

Jejum intermitente
A dieta define períodos em que a pessoa fica sem comer

Com a entrada do verão, as pessoas tendem a adotar dietas que proporcionam resultados rápidos em termos de perda de peso.


Grande parte desse público tem investido na prática do jejum intermitente, que vem sendo muito utilizado ao longo dos últimos 10 anos.


Trata-se de uma dieta que define períodos em que a pessoa fica sem comer, em alternância com outros em que se observa uma restrição parcial ou total de alimentos sólidos. Em geral, durante o jejum podem ser consumidos chá, água, café e água com gotas de limão.


Mas a literatura médica destaca que os resultados variam de indivíduo para indivíduo, tendo em vista que existem muitos genes envolvidos com a obesidade.


Alguns estudos, por outro lado, afirmam que o jejum intermitente produz outros benefícios importantes como o aumento da longevidade das células e um melhor funcionamento da memória.


De qualquer maneira, parece haver um consenso de que a dieta funciona muito bem na redução da resistência insulínica. Por isso, ela vem sendo bastante adotada em pacientes com esse tipo de quadro - que está associado a doenças como diabetes tipo 2, obesidade visceral e Síndrome do Ovário Policístico.


Formas mais comuns de jejum intermitente


Uma das principais propriedades da dieta é o fato de que pode ser praticada de várias maneiras e, por isso, tem sido adaptada a diferentes perfis de pessoas. Estas seriam as formas mais comuns:


a) 12/12


Em geral, é o primeiro estágio do jejum intermitente, em que o paciente se alimenta ao longo de 12 horas e fica sem comer nas 12 horas seguintes. O sono conta como período de jejum.


b) 14/10


Nesta versão, a pessoa toma café da manhã e vai comer somente às 8 horas da noite. Este jejum pode ser feito 7 dias por semana.


c) 16/8


É o protocolo mais adotado para a perda de peso, em que a pessoa fica 16 horas sem comer e, depois, se alimenta por um período de 8 horas. Ao praticar essa forma de jejum, muitos pulam o café da manhã e começam a comer ao meio-dia, no horário do almoço. Depois, fazem um lanche de tarde e jantam até às 8 da noite. Na sequência, iniciam novo período de jejum até o meio-dia do dia seguinte.


d) 24 horas


A pessoa fica um dia todo sem comer. Em geral, quando adotada, a dieta é feita, no máximo, duas vezes por semana.


Quebra de jejum


Para garantir bons resultados nesse tipo de dieta, o jejum não pode ser quebrado com alimentos ricos em carboidratos, como massas e doces.


Recomenda-se a ingestão de proteínas, gorduras boas, frutas com baixa carga glicêmica e vegetais com pouco carboidrato. Exemplos de alimentos apropriados: omeletes, carnes magras, salmão, castanhas, morango, pera, abacate, legumes e verduras.












Mitos e verdades

1. O jejum intermitente pode ser feito por qualquer pessoa


Mito – Existem pessoas que não podem fazer. São elas: gestantes, crianças, idosos e os quem têm déficit de vitaminas, osteoporose grave, problemas no rim e mal funcionamento do fígado. Alguns pacientes que tomam remédios controlados também não podem fazer jejum.

2. O jejum intermitente aumenta os níveis de colesterol ruim


Mito – Isso pode acontecer somente se a alimentação não for adequada. Em geral, o jejum intermitente está associado a estratégias com baixo teor de carboidratos, considerando quantidades apropriadas de proteínas e gorduras boas.







Perguntas do publico

1 – Quem faz jejum intermitente pode fazer musculação?


Deve fazer, pois a musculação cria a massa magra que vai contribuir com a manutenção do peso, após a dieta.


2 – Tenho gastrite. Posso fazer jejum intermitente?


É preciso tomar cuidado, pois o jejum pode aumentar a acidez no estômago. O problema pode ser evitado com medicamentos que amenizam o sintoma.


3 – Comecei a fazer jejum intermitente e acabei adquirindo prisão de ventre. Isso é normal?


Sim, pois a dieta reduz a ingestão de comida e, consequentemente, o bolo fecal. Com isso, a pessoa passa a ir menos ao banheiro. Para solucionar, você pode usar probióticos e prebióticos, além de tomar muita água e comer verduras, chia, linhaça e iogurte.


4 – Existe algum alimento proibido para quem faz jejum intermitente?


Para que haja bons resultados, é preciso suprimir carboidratos simples como massas, pães, arroz branco, bolachas, frituras e salgadinhos. É necessário priorizar os alimentos naturais como verduras, legumes e proteínas.


5 – Adolescentes podem fazer jejum intermitente? Minha filha tem 17 anos e está muito acima do peso.


Sim, se ela já menstrua e tiver metabolismo de uma pessoa adulta. Mas é necessário fazer o acompanhamento de hormônios e vitaminas.


6 – Tenho hipotireoidismo e ouvi dizer que o jejum intermitente pode prejudicar ou agravar problemas da tireoide. É verdade?


Não. O jejum intermitente não altera os hormônios tireoidianos.







Prefiro discar:

Whatsapp Dra. Maithê: (11) 94542-8600


1.694 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Clínica Médica Dra. Maithê P. Tomarchio

Rua Maestro Cardim, 407, Conjunto 608 - Bela Vista - São Paulo- SP

Diretora e responsável técnica: 
Dra. Maithe Pimentel Tomarchio CRM-SP  112418

Tels.: (11) 3283-1333 / (11) 2495-6172
Whatsapp (11) 94542-8600 

O conteúdo deste site visa esclarecer e educar.

Nenhuma informação aqui exposta substitui a consulta médica.

Desenvolvido por:  DIZ

Daco_4294334.png
1161953_instagram_icon.png
bottom of page