top of page

O que realmente funciona em uma dieta de perda de peso?

Foto do escritor: Dra. MaithêDra. Maithê

Atualizado: 17 de out. de 2024

O que há de verdade por trás das principais crenças sobre o esforço para emagrecer

O que realmente funciona em uma dieta para perda de peso
É possível emagrecer sem desacelerar o metabolismo, sobretudo se houver orientação médica

Durante a busca pelo peso ideal, as pessoas comumente se deparam com uma infinidade de crenças que mais prejudicam do que ajudam. O que haveria de verdade nelas? Vamos aqui explorar algumas das mais comuns:


1. "Para perder peso, é preciso cortar os carboidratos"


Nos últimos anos, as dietas com baixo teor de carboidratos, como cetogênica e a Atkins, ganharam muita popularidade. 


Nesse tipo de estratégia, é comum observar casos de redução drástica ou até a eliminação total dos carboidratos para promover a perda de peso. 


O que há de verdade sobre isso:


As dietas com baixo teor de carboidratos podem mesmo ser eficazes. Mas a eliminação completa ou quase completa dos carboidratos da alimentação pode levar à falta de energia, mau humor e a uma maior dificuldade para manter a dieta a longo prazo.


Por isso, nesse tipo de dieta o segredo está em quantificar os carboidratos, dando preferência aos do tipo complexo como grãos integrais, legumes e vegetais, que são ricos em fibras e fornecem energia sustentada.


Já os carboidratos refinados devem mesmo ser evitados ao máximo, tais como pães brancos, pizzas, biscoitos, doces e vários outros itens dessa categoria, pois podem causar picos de glicose no sangue e contribuir para o ganho de peso. 


2. "Comer à noite engorda"


Em geral, as pessoas que fazem dieta para emagrecer ouvem várias vezes esta frase de parentes, amigos e especialistas. Assim, muitos acreditam que o ato de se alimentar de noite é algo absolutamente proibido.


O que há de verdade sobre isso:


Sim, o metabolismo desacelera à noite e, por isso, neste período do dia os alimentos tendem a se transformar em gordura com mais facilidade.


Porém, isso não significa que a alimentação esteja totalmente proibida, pois, o que realmente importa para a perda de peso é o balanço calórico total ao longo do dia. 


Normalmente as dietas não são prejudicadas nos casos em que a pessoa toma o cuidado de realizar uma refeição balanceada à noite, composta basicamente por proteínas magras e vegetais.


O que se deve destacar, sem dúvida, é o fato de que, de noite, é muito importante evitar petiscos ricos em calorias, açúcar e gordura, que podem facilmente contribuir para exceder as necessidades calóricas diárias. 


3. "É preciso fazer jejum intermitente para perder peso"


O jejum intermitente tem se tornado uma tendência popular e muitas pessoas hoje acreditam que essa prática é a única maneira eficaz de perder peso. 


O que há de verdade sobre isso:


Ainda que seja celebrado por muitos, o jejum intermitente não é adequado para todos.


Na prática, ele pode ajudar na perda de peso porque limita o período de consumo de alimentos, contribuindo para a redução das calorias. 


No entanto, essa estratégia não é superior a outras abordagens que também se concentram em criar um déficit calórico. 


Além disso, para algumas pessoas, o jejum intermitente pode ser difícil de manter e chega a apresentar riscos de compulsão alimentar durante os períodos de alimentação. 


Em suma, leve em conta que o sucesso na perda de peso depende mais da consistência na ingestão de alimentos saudáveis e na prática regular de exercícios do que na adoção de uma única abordagem dietética.


4. "Suplementos de perda de peso são eficazes e seguros"


O mercado de suplementos de perda de peso é vasto e promissor, com muitos produtos alegando resultados rápidos e sem esforço. De queimadores de gordura a bloqueadores de carboidratos, as opções são inúmeras.


O que há de verdade sobre isso:


A maioria dos suplementos de perda de peso não tem comprovação científica robusta de sua eficácia e, em alguns casos, pode até ser prejudicial à saúde. Em especial, entre os que prometem acelerar o metabolismo, normalmente provocam efeitos modestos e temporários. 


Além disso, muitos desses produtos não são regulados de forma rigorosa, o que significa que a segurança de seus ingredientes pode não ser garantida. 


Assim, a melhor abordagem para perder peso continua sendo uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares, ao invés de confiar em soluções rápidas e não comprovadas.













Mitos e verdades


1. Alimentos 'diet' ou 'light' promovem a perda de peso


Mito. Ainda que ofereçam menos calorias, açúcar ou gordura, é preciso tomar cuidado, pois podem conter aditivos ou adoçantes artificiais que nem sempre são benéficos para a saúde. Além disso, o consumo excessivo desses produtos pode anular qualquer benefício calórico.


2. Para emagrecer, basta comer o mínimo possível.


Mito. Essa mentalidade pode levar a dietas radicais, que não são sustentáveis no longo prazo e podem causar uma série de problemas de saúde..


3. Dietas muito restritivas podem provocar compulsão alimentar.


Verdade.  A falta de nutrientes essenciais pode causar fadiga, irritabilidade e alterações de humor, aumentando o risco de episódios de compulsão alimentar como uma forma de compensar o déficit nutricional.



4. Detox e sucos de limpeza não são essenciais para a perda de peso


Verdade.  Não há evidências científicas que comprovem a eficácia dessas dietas. Além disso, o corpo humano é perfeitamente capaz de desintoxicar-se sozinho, graças ao fígado, rins e sistema digestivo.







Principais dúvidas

1. Quando fazemos dieta para emagrecer, o corpo desacelera o metabolismo, para manter o peso inicial?


Sim, mas é possível emagrecer sem desacelerar o metabolismo, sobretudo se houver orientação médica. Em geral, recomenda-se o consumo de proteínas, refeições equilibradas, exercícios físicos anaeróbicos  e sono reparador, entre outras instruções..


2. Nas dietas, os exercícios são mais importantes do que a alimentação?

Geralmente, a alimentação é ainda mais importante do que os exercícios porque define a base do déficit calórico necessário para a perda de peso. Na prática, é mais fácil controlar a quantidade de calorias ingeridas do que tentar compensá-las apenas com exercícios.

3. É possível perder peso sem mudar de forma significativa os hábitos alimentares?


Em geral, a dieta para a perda de peso é sustentada pela alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos, controle do estresse e sono adequado. Quase sempre isso exige mudança de hábitos. 


4. Afinal, por que as pessoas engordam?


Muitas vezes isso ocorre por conta da ingestão calórica excessiva e da falta de atividade física. Mas a genética, hormônios, psicologia e ambiente também influenciam. Por isso, a compreensão sobre por que uma pessoa está ganhando peso geralmente requer uma abordagem individual, considerando todos esses principais aspectos.


5. Qual a melhor forma de iniciar uma dieta para emagrecer?


Antes de iniciar qualquer dieta de emagrecimento, lembre-se de que cada corpo é único, e o que funciona para uma pessoa pode não ser adequado para outra. Por isso, a consulta a um médico especializado no assunto pode ajudar na criação de um plano personalizado e seguro para atingir os objetivos de perda de peso.






Prefiro discar:

Whatsapp Dra. Maithê: (11) 94542-8600



223 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Clínica Médica Dra. Maithê P. Tomarchio

Rua Maestro Cardim, 407, Conjunto 608 - Bela Vista - São Paulo- SP

Diretora e responsável técnica: 
Dra. Maithe Pimentel Tomarchio CRM-SP  112418

Tels.: (11) 3283-1333 / (11) 2495-6172
Whatsapp (11) 94542-8600 

O conteúdo deste site visa esclarecer e educar.

Nenhuma informação aqui exposta substitui a consulta médica.

Desenvolvido por:  DIZ

Daco_4294334.png
1161953_instagram_icon.png
bottom of page