A pré-diabetes configura uma fase preliminar da diabetes e, por isso, muitos acreditam que não requer grande atenção. Mas essa é uma visão equivocada, pois, nessa fase, cerca de 50% das células do pâncreas já foram destruídas.
Assim, a falta do tratamento adequado pode acarretar não apenas o total comprometimento do órgão, mas também o agravamento dos efeitos secundários típicos da diabetes tais como lesões nos rins, olhos e nervos, além de maior risco de infarto e AVC.
O interessante é que muitas vezes a reversão da pré-diabetes é alcançada apenas com mudanças na alimentação e com a introdução de atividade física regular. Nesse sentido, o paciente normalmente é aconselhado a reduzir o consumo de açúcar, doces, carboidratos, gorduras ruins, alimentos refinados e sal.
Segundo uma pesquisa da Internacional Diabetes Federation (IDF), existem no Brasil cerca de 15 milhões de pessoas pré-diabéticas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, aproximadamente 25% dessa população se tornará diabética nos próximos cinco anos.
Dados da American Diabetes Association alertam que o risco de progressão da pré-diabetes para diabetes aumenta muito para quem possui valores de glicemia entre 100 e 125 mg/dL em jejum e entre 140 e 199 mg/dL duas horas após a ingestão de 75 gramas de glicose anidra. Da mesma maneira, quem apresenta a hemoglobina glicada entre 5,7% e 6,4% também apresenta maior risco de desenvolver diabetes.
Mitos e verdades
1 - Pré-diabetes é hereditária.
Verdade – A doença pode ter origem hereditária no tipo 2 e genética no tipo mody. Mas, mesmo assim, é possível evitá-la se o paciente se mantiver no peso indicado, fizer exercícios físicos e cuidar da alimentação (no caso de diabetes tipo 2).
2- Toda pré-diabetes evolui para diabetes, se não houver mudanças
Verdade – Por isso, o paciente precisa tomar uma atitude para evitar a progressão.
3- Pessoas com pré-diabetes apresentam sintomas específicos.
Mito – A doença não provoca sintomas e só pode ser detectada por meio de exame de sangue.
4 - O ganho de peso pode estar relacionado com a pré-diabetes.
Verdade – O excesso de células de gordura no corpo provoca resistência insulínica, causando a pré-diabetes.
5 - Pré-diabéticos devem fazer a dieta de diabéticos.
Verdade – Muitas vezes a doença é revertida apenas com a dieta aconselhada para diabéticos, em conjunto com exercícios físicos.
Perguntas do público
1 – Tenho problemas com colesterol e recentemente fui diagnosticado com pré-diabetes. Uma coisa tem a ver com a outra?
Sim, ambos os quadros costumam se manifestar ao mesmo tempo.
2 - Pré-diabéticos também devem tomar insulina para controlar a glicemia?
Não. O pré-diabético ainda tem a função pancreática preservada.
3 –Em quanto tempo a pré-diabetes se transforma em diabetes, se não houver tratamento?
Se o paciente não se cuidar, a evolução pode acontecer entre 6 meses e um ano. Depende da reserva pancreática.
Prefiro discar:
Whatsapp Dra. Maithê: (11) 94542-8600