Escolhas erradas podem favorecer o ganho de peso, hipertensão, esteatose hepática e outros males.
![](https://static.wixstatic.com/media/c879d3_96675a9e2f79463c946b79c6f9dfdf49~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_759,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/c879d3_96675a9e2f79463c946b79c6f9dfdf49~mv2.jpg)
No verão e nas férias, o consumo de líquidos tende a aumentar, tendo em vista que as pessoas buscam se hidratar, se refrescar e comemorar com água, sucos, refrigerantes e bebidas alcóolicas.
Escolher a opção certa é importante, a fim de não prejudicar o organismo.
1. Bebidas hidratantes
a) Água
A água é a primeira escolha quando o assunto é hidratação.
Recomenda-se consumir de 2 a 3 litros por dia para o bom funcionamento do corpo.
b) Água de Coco
Refrescante e saborosa, a água de coco é uma ótima opção para manter o organismo hidratado.
Possui vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que auxiliam o bom funcionamento do corpo.
É rica em potássio e não provoca ganho de peso, pois um copo de 200 ml tem cerca de 40 calorias, apenas.
A ingestão de água de coco ainda ajuda a reduzir a pressão arterial e evita pedras nos rins, entre outros benefícios.
c) Água com gás
É uma ótima escolha para hidratação e pode substituir a água. Apenas pacientes com gastrite devem evitá-la. Em especial, é indicada para quem está acostumado a beber refrigerantes no lugar de água.
Por causar plenitude no estômago em função do gás, pode contribuir para diminuir a compulsão alimentar e auxiliar na perda de peso.
d) Suco de fruta
Ótima fonte de hidratação, os sucos de frutas também fornecem vitaminas e sais minerais para repor as perdas que ocorrem através do suor, principalmente nos dias mais quentes.
Alguns são mais calóricos, como os de laranja e uva, e outros menos, como os de limão, maracujá e frutas vermelhas. Por isso, recomenda-se o consumo dos que apresentam menor valor calórico.
e) Isotônico
Suplemento hidratante, o isotônico é indicado para repor sais minerais como sódio e potássio, após a atividade física.
Por conter muito sódio - cerca de 50 mg a 160 mg por garrafa - , é recomendado apenas para pessoas que praticam exercícios e precisam ser evitados por quem sofre de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e doenças renais. Também não deve ser consumido por crianças.
f) Chá
O chá gelado pode ser usado para hidratar o corpo no verão. Pode ser preparado facilmente com uma grande variedade de ervas frescas ou secas.
Além disso, são diuréticos e não possuem calorias. Quem faz jejum intermitente também pode tomar chá.
g) Refrigerante
Muito consumida no calor, o refrigerante é a bebida menos recomendada para hidratação. Isso porque é bastante calórica e contém alto teor de açúcar.
Além disso, apresenta acidulantes, conservantes e corantes artificiais que trazem prejuízos à saúde.
Mesmo a versão diet não é indicada, pois possui muito sódio que pode aumentar a pressão arterial. Também tem fosfato, que atrapalha a absorção de cálcio e pode provocar pedra nos rins.
h) Leite
O leite é uma ótima bebida para ajudar a hidratar no calor. Rico em nutrientes, é fundamental para a saúde dos ossos.
Pode ser consumido sem restrições por pessoas que não têm intolerância e nem alergia ao leite.
Para quem é diabético ou quer emagrecer, é preferível usar o leite sem lactose, que não tem açúcar. Para quem tem colesterol alto, é indicado o leite desnatado ou semidesnatado.
2 - Bebidas alcóolicas
O consumo excessivo de álcool pode prejudicar o fígado, podendo causar esteatose hepática e até mesmo a cirrose. O ideal é evitar o seu consumo.
Entretanto, as bebidas alcoólicas podem ser consumidas com moderação em festas, eventos ou nos finais de semana.
Para quem está de dieta:
A primeira escolha é o gim, que tem 50 calorias por dose. A segunda alternativa é a caipirinha de saquê com frutas vermelhas e adoçante. A terceira opção é o Aperol, aperitivo de origem italiana feito de à base de uma infusão de diferentes ervas e raízes.
A cerveja é uma bebida que deve ser evitada pelo seu alto teor calórico ocasionado pela cevada, pois uma garrafa de 600 ml equivale a três pãezinhos.
O vinho é uma opção melhor do que a cerveja. A dose permitida para não desenvolver esteatose hepática é maior para os homens do que para as mulheres. Os homens podem tomar duas taças de vinho por dia e as mulheres apenas uma.
Ainda com relação ao vinho: está comprovado que uma taça por dia aumenta o colesterol bom, o HDL, e faz bem para o coração. Entre as opções, o tinto seco é o menos calórico, pois uma taça de 125 ml tem 107 calorias. O vinho branco doce possui 180 calorias por 125 ml.
Prefiro discar:
Whatsapp Dra. Maithê: (11) 94542-8600